Ray Vieira colhendo sempre viva no campo de murici - São Simão - MA.

Ray Vieira colhendo sempre viva no campo de murici - São Simão - MA.
Ray Vieira no campo de murici, São Simão-MA

domingo, 1 de agosto de 2010

Ray Vieira em São Luís - MA.

Artista Plástico

Ray Vieira

A expressão da cor

As motivações que levam um pintor a passar determinadas imagens para a tela são as mais variadas. Não basta, no entanto, ter algum tipo de inquietação. Torna-se essencial que essa questão indagadora interior ganhe o paradigma de obra de arte. Para isso, técnica e emoção precisam caminhar juntas.
Os trabalhos de Ray Vieira tomam como referência a infância dele vivida em São Simão, Estado de Maranhão. Isso, todavia, não seria suficiente para que suas pinturas tivessem valor plástico. Ele obtém sucesso na empreitada por saber dar às experiências vividas soluções visuais bem realizadas.
O ponto mais forte do artista é a maneira expressiva como lida com a cor. Seja nas cenas de praia ou colheita, consegue utilizar as tonalidades mais quentes de maneira bastante expressiva, cativando o olhar do observador e ofertando uma interpretação do mundo regida por uma intensa alegria.
Chama ainda a atenção a forma como trata os seres humanos. Homens musculosos de torso nu e mulheres trabalhando tornam-se ícones da dura labuta diária de seres anônimos totalmente comprometidos com o que fazem. Assim como Ray Vieira, eles, com dedicação e esforço, nos ajudam a ser melhores do que somos.

Oscar D’Ambrosio, jornalista, é mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes (IA) da Unesp, integra a Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA-Seção Brasil).



Nenhum comentário:

Postar um comentário